quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Brasil precisa dobrar número de mamografias

Foto: Jangadeiro online

O Brasil precisa, pelo menos, dobrar o número de mamografias realizadas anualmente para atingir o índice considerado ideal pelo Ministério da Saúde. Para isso, a meta é realizar 3,8 milhões de exames até 2014, sobretudo, em pacientes de 50 a 69 anos. Segundo o ministro Alexandre Padilha, o país está “no meio do caminho”, já que no primeiro semestre deste ano, foram feitas um milhão de mamografias.

Os números foram apresentados no dia 1º de outubro, no lançamento do Outubro Rosa 2012, movimento internacional de incentivo à detecção precoce do câncer de mama, que é celebrado também no Brasil desde 2010.

Apenas 20% dos diagnósticos ocorrem nos estágios iniciais da doença - quando há 95% de chances de cura e menor risco de mutilação. Na maior parte dos casos, o diagnóstico é feito já em estágios avançados, que exigem um tratamento invasivo e prolongado.

Por isso, toda mulher, a partir dos 20 anos de idade, deve fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico deve ser realizado nessa mesma idade e repetido a cada três anos até os 40 e, a partir daí, feito anualmente. Já a primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos, depois a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...