sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pesquisa argentina busca solução para esquecimento

Foto: 12º Dimensão.

Cientistas argentinos descobriram mecanismos associados ao esquecimento, que podem auxiliar tratamentos contra a depressão e doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer. De acordo com a Agência Efe isso só foi possível graças ao auxílio de computadores, que possibilitaram que os pesquisadores do Instituto Universitário do Hospital Italiano de Buenos Aires desenvolvessem um simulador do hipocampo.

O hipocampo é uma região do cérebro responsável pela lembrança. A tecnologia desenvolvida utilizou um modelo matemático, que ajudou a desenvolver um “chip”, que seria implantado em pessoas com mal de Alzheimer, para ativar os processos da memória, fazendo as funções do hipocampo.

Os pesquisadores constataram que quando o hipocampo gera novos neurônios, as memórias adquiridas recentemente são melhor relembradas, ao contrário das mais antigas, que sofrem “interferências” dos novos neurônios. Por isso e sabendo que os neurônios criados no hipocampo ajudam a aceitar a novidade, os pesquisadores acreditam que a descoberta seja eficiente para casos de depressão, em que se costuma administrar remédios que ajudam a criar novos neurônios e, consequentemente, reter novas memórias e deslocar as velhas, que são traumáticas.

Enquanto as pesquisas avançam, o instituto universitário está construindo um robô com a capacidade de simular o hipocampo. Agora é só aguardar as novas descobertas que podem evitar o esquecimento! O que você acha disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...