sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alimentação saudável garante qualidade de vida ao portador de Alzheimer

Foto: Biobioalzheimer.

No Brasil existem cerca de 1 milhão de portadores do Mal de Alzheimer, doença que resulta no declínio cognitivo geral, afetando a memória, a fala, o aprendizado e até as funções motoras. Outra característica da doença é a perda progressiva do peso, principalmente nos casos mais avançados.

Isso ocorre devido às alterações comportamentais, como agitação, negligência com horários e perda de noção sobre o que e como comer. Também podem existir dificuldades no processo de deglutição, provocando engasgos. Desse modo, dar a atenção devida também às dificuldades alimentares pode envolver diretamente a qualidade de vida do doente.

A família tem papel fundamental na hora de tomar as precauções nutricionais, ficando atenta aos hábitos comportamentais e alimentares do portador, por isso, é recomendado um atendimento nutricional específico.

Uma dica é com relação à temperatura dos alimentos, uma vez que a percepção de quem sofre com o Mal de Alzheimer pode ser alterada. Assim, deve-se verificar se a comida não está muito quente ou fria, pois medidas como essa auxiliam o convívio do paciente e familiares com a doença.

Outra recomendação é que o paciente seja submetido a avaliações rotineiras nutricionais, para que se tenha noção da perda ou ganho de peso e qualidade da dieta ingerida. O objetivo é oferecer ferramentas que auxiliem na qualidade de vida do doente! É indicado, ainda, que o indivíduo que possui a doença procure ter uma alimentação saudável e equilibrada, sendo rica em fibras e composta por alimentos frescos. Além disso, fracionar a alimentação pode ajudar! Para evitar desidratação é indicado que o doente ingira de 1,5 a 2 litros de água e as refeições sejam feitas a cada duas horas.

Hoje é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer! Aproveite para passar essa informação adiante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...