quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Suco de beterraba para atletas


Foto: Jornal Corrida.

O suco de beterraba é famoso por auxiliar o desempenho dos atletas, característica que vem sendo comprovada por alguns estudos, que mostram que o suco pode melhorar certos tipos de desempenho. Um exemplo foi um estudo que disponibilizou aos ciclistas 473ml de suco de beterraba antes de um treino, em que percorreriam 4 km e 16 km. Após a ingestão da bebida, os atletas foram cerca de 3% mais rápidos do que se não tivessem ingerido o suco, resultando em mais energia em cada pedalada.

Como para os atletas uma melhora de 3% pode indicar o topo do pódio ou não, o suco se popularizou até mesmo durante as Olimpíadas de Londres. Embora não seja claro como o suco auxilia no desempenho, aparentemente ele tem o poder de melhorar o fluxo sanguíneo, fazendo com que o oxigênio flua para os músculos, além de motivar os músculos a usarem essa maior quantidade de oxigênio de forma eficiente, já que possibilita um gasto menor de oxigênio.

No entanto, essa vantagem não é encontrada em todos os tipos de exercícios. Uma pesquisadora da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriu que apesar do suco de beterraba melhorar o desempenho em treinos curtos, de exercícios árduos, ele tem menor efeito durante treinos longos. Além disso, esses benefícios podem ser desfrutados melhor por aqueles que consomem o suco diariamente e não em algumas ocasiões. Então, se você quiser experimentar a beterraba como uma amplificadora de desempenho, comece pelo menos uma semana antes de uma corrida ou prova exaustiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...