sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Insônia provoca ganho de peso e perda de memória



Dormir bem a noite inteira se tornou um luxo para poucos. É muito normal demorar a pegar no sono e mais comum ainda acordar durante a noite. No entanto, é preciso cuidado, uma vez que esses podem ser sinais de insônia! Além disso, uma noite mal dormida pode resultar em quilos a mais, envelhecimento e maior predisposição a doenças.

É preciso saber que a insônia é dividida em várias intensidades: pode ser ocasional, durando alguns dias; aguda ou transitória, abrangendo em torno de uma a três semanas; situacional, que acontece por algum motivo específico e ainda primária, em que o motivo não é identificado. 

O que muitas pessoas não sabem é que quando ficam na cama, rolando de um lado para outro até conseguir dormir já sofrem com a chamada “insônia inicial” e que quem acorda várias vezes durante a noite apresenta sintomas da chamada “insônia de manutenção”, hoje em dia, a principal queixa dos pacientes das clínicas médicas.

Para fechar o diagnóstico de insônia basta fazer a polissonografia, um exame em que é possível avaliar o padrão vigília/sono por meio de sensores posicionados pela superfície do corpo durante uma noite de sono do paciente.
Os médicos afirmam que a noite mal dormida pode trazer várias complicações, como fadiga e sonolência, ansiedade e perda de memória, irritabilidade e problemas familiares e profissionais.

Para evitar esse mal, antes de mais nada, é necessário ter em mente que a doença pode ser uma predisposição genética ou ser ocasionada pelo estresse e comportamento. Assim, fugir da insônia exige atenção a determinados fatores, que elaboram a lista dos três “p”:

  1. Predisponentes: personalidade vespertina, idade e fatores genéticos.
  2. Precipitantes: situacionais, ambiente, doenças, problemas psiquiátricos, medicações.
  3. Perpetuantes: má higiene do sono, ansiedade para ter resultado, pensar muito na insônia.


Tem alguma dúvida? Nos envie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...