sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sedentarismo causa tantas mortes quanto tabagismo


Estudo publicado na revista médica Lancet indica que sedentarismo tem causado tantas mortes quanto o tabaco. De acordo com a pesquisa apenas um terço dos adultos têm praticado atividades físicas satisfatórias, o que resulta na morte de 5,3 milhões de pessoas por ano.

Esse número é relevante, uma vez que a inatividade física ocasiona problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e cólon, podendo até mesmo ser considerada uma pandemia.

A solução é a mudança do pensamento das pessoas, além de focar os problemas causados pelo sedentarismo, ao invés de tratar somente dos benefícios da atividade física. Tornar o exercício como prioridade é o grande desafio.

A comparação com o tabaco impacta, no entanto, possui dimensões diferentes, já que o número de sedentários é bem maior do que o de fumantes e ambos possuem o mesmo índice de mortalidade.

O estudo mostra ainda que na América Latina o índice de mortes por inatividade física gira em torno de 11,4% relacionadas a problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, número que no Brasil passa para 13,2%. Os países mais sedentários são Argentina, Brasil e República Dominicana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...