quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mais da metade dos homens só vão ao médico com doença em fase avançada


Cerca de 60% ou 1,5 mil pacientes que chegam ao Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, estão com doenças em estado avançado, precisando de intervenção cirúrgica para tratá-las, segundo levantamento feito pelo centro.

Isso ocorre devido a baixa procura por consultas regulares e exames preventivos pelos homens. A indicação é que a partir dos 40 anos o homem vá ao médico pelo menos uma vez ao ano. É necessário fazer um check-up, que inclui uma avaliação de rotina urológica completa.

A maioria dos pacientes entrevistados desconheciam suas condições de saúde e ignoraram os sintomas, adiando a busca por ajuda. Quando o check -up é feito e se tudo estiver em ordem os médicos orientam os pacientes a voltarem em um ano.

As doenças mais comuns que podem ser diagnosticadas após os 40 anos, são câncer de próstata, que atinge 16% dos homens, problemas relacionados à bexiga e ao rim, onde também podem ocorrer câncer. Estima-se que 100% dos homens apresentem crescimento benigno da próstata, alterações hormonais e cálculos renais.

A recomendação médica é que o menino seja examinado por um urologista logo ao nascer, para que seja descartada a disposição dos testículos e se o pênis tem uma formação adequada. Além disso, é nessa fase que podem ocorrer tumores de testículo.

Com o envelhecimento os problemas passam a ser mais preocupantes. A partir dos 40 é preciso acompanhar se o paciente é diabético, hipertenso, obeso, se tem colesterol alto ou se a função erétil está normal. Por isso, o diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos, possibilitando maiores chances de cura e recuperação mais rápida.

O preconceito é o grande vilão da história. Ainda existe muita resistência quanto aos exames preventivos ao câncer de próstata. No entanto, o medo em relação ao câncer tem mudado esse quadro, uma vez que a incidência de câncer de próstata está cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...