quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cuidado com a saúde dos olhos


No dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, no entanto, os cuidados com os olhos devem ser frequentes, para que a população previna doenças como a cegueira e outras condições que colocam a visão em risco.
Cerca de 90% dos casos de deficiência visual ocorrem em países em desenvolvimento, onde mais de 50 milhões de pessoas sofrem com cegueira e 180 milhões possuem alguma deficiência visual, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

No Brasil existem 5,4 milhões de pessoas cegas ou com visão subnormal, ou seja, que já sofreram perda visual severa. Outra estatística mostra que para cada brasileiro cego existem 3,4 pessoas com baixa visão. Além disso, estudos indicam que mulheres de todas as idades correm mais riscos do que os homens de se tornarem deficientes visuais.



A visão é um dos principais sentidos do ser humano, por isso merece atenção e  conscientização sobre as principais causas das deficiências, como a retinoplastia diabética, lesões causadas na retina devido à alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos, a ametropia, erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, e a catarata e glaucoma.

A catarata é a maior causa de cegueira e um dos principais exemplos de doenças que poderiam ser evitadas com exames periódicos, que impediriam 48% dos casos globais de cegueira causados pela doença.

Fonte: Hospital de Olhos INOB, 9 de julho de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...