sexta-feira, 29 de junho de 2012

Saúde em questão: Nutrição Funcional restabelece o equilíbrio e bem estar do organismo


Uma nutrição saudável é essencial para manter a harmonia das trilhões de células que formam os tecidos e órgãos, compondo aparelhos e sistemas do organismo humano. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde cerca de 80% das doenças mais graves têm como causa a má alimentação e os hábitos alimentares.

Ou seja, a falta de nutrientes, que varia de pessoa a pessoa, gera um desequilíbrio entre as células, sobrecarregando o sistema imunológico e desencadeando doenças crônicas. A nutricionista da Clínica Reacciona, Natalia Cunha, comenta que essa deficiência pode gerar uma série de patologias, como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas - acne, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, celulites, pele ressecada, alteração na performance física, entre outros.

Todos esses sintomas mostram a importância de uma nutrição saudável, é o que faz a nutrição funcional, que tem como principal objetivo reverter os quadros citados acima por meio da análise dos sinais e características de cada paciente, determinando carência ou excesso de determinados nutrientes. “Para definir a melhor dieta, para cada pessoa, é necessário conhecer o paciente profundamente. Por isso, é realizada uma avaliação completa, incluindo os sinais e sintomas, hábitos alimentares, histórico de doenças, entre outros elementos”, afirma Natália.

Uma vez feito o levantamento do histórico do paciente é preciso atentar a sua eficácia, já que não está voltada para o emagrecimento, mas sim para as necessidades de cada indivíduo, de acordo com o metabolismo e a bioquímica.
Além disso, o tratamento com nutrição funcional é contra- indicado em um único caso, como explica Natália. “A única contra-indicação são para aqueles que não estão dispostos e abertos às mudanças no seu estilo de vida, principalmente com relação à alteração alimentar, pois utiliza-se de alimentos (em alguns casos suplementos alimentares) de acordo com a necessidade do paciente”.

Um comentário:

  1. Olá vim te fazer uma visita e dizer que gostei muito da sua postagem.
    Te desejo muito sucesso

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...