terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é tendinite?


Caracterizada pela dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões, a tendinite é a inflamação de um tendão. Mas você sabe qual é a função do tendão? Ele auxilia na contração do músculo, que é um conjunto de fibras a base de colágeno que liga o osso ao músculo.

Na tendinite o colágeno se encontra desordenado, o que ocasiona irritação crônica do tecido, provocando a doença. No corpo existem inúmeros tendões, no entanto, apenas alguns podem causar dor:

*o tendão de Aquiles

*o canal carpiano (que acarreta a síndrome do canal carpiano)

*o cotovelo (que ocasiona epicondilite ou “cotovelo do tenista”)

*a coifa dos rotadores (que provoca a tendinopatia da coifa dos rotadores e abrange os tendões do ombro – atingindo, normalmente, nadadores, tenistas e lançadores de beisebol)

*o joelho


Causas
Suas principais causas são o uso excessivo dos tendões, fazer um esforço intenso após passar algum tempo parado, desidratação e alimentação incorreta, movimentos repetitivos de tensão brusca, movimentos em falso, momentos de estresse, má postura das articulações e uso de calçados muito planos.

O principal sintoma da tendinite é a dor latejante durante a movimentação. Como é uma inflamação, podem surgir também vermelhidão, aumento de temperatura e inchaço no local da inflamação.

Cuidado! Por ser o principal sintoma a dor, a tendinite pode muitas vezes ser confundida com outras doenças, como artrite reumatóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...