quarta-feira, 13 de junho de 2012

Musculação para hipertensos



Existe o senso comum de que a musculação pode agravar a hipertensão, entretanto, ignora-se o fato de que isso somente acontece quando a intensidade do exercício é elevada. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo, realizada em 15 homens hipertensos, submetidos a malhar com cargas moderadas durante seis semanas, exercícios de resistência tem efeito similar ao de remédios para a doença.

Conclui-se que a utilização do remédio pode ser complementada pelo exercício. Para isso, é preciso seguir algumas dicas: não prender o ar durante a atividade física, já que isso faz com que a pressão suba e manter a regularidade do exercício, os participantes do estudo iam para a academia três vezes por semana.

Além disso, seguir a orientação médica é essencial. Cada organismo possui suas particularidades, o que faz com que a reação ao exercício dependa da reação do organismo do indivíduo a prática. 

Entenda o que é Hipertensão
Hipertensão é uma doença democrática, podendo atingir desde crianças a idosos, de todas as classes sociais. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...