quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vida longa ao Guaraná


O município amazonense Maués seria só mais um, se não fosse a quantidade de habitantes acima de 80 anos, que chamou atenção até mesmo do Instituto Nacional de Seguidores Social (INSS), que procurou investigar se o dado encontrado em seu sistema estava correto. A taxa de indivíduos acima de 80 anos no Brasil é de 0,5%, no entanto, em Maués é de 1%, o dobro da média nacional.

Esses dados fizeram com que as instituições brasileiras e estrangeiras procurassem as causas que levavam seus habitantes a viver mais e melhor. As instituições constataram que na cidade não existe hipertensão, diabete ou Alzheimer e um dos motivos é a abundância de guaraná, utilizado diariamente na dieta daquela população.

O guaraná é rico em uma substância chamada catequina, que impede o trabalho dos radicais livres, por isso uma de suas principais características é seu poder antioxidante. Além disso, é energético, sendo carregado de cafeína e teobromina, estimulantes natos. Também combate a obesidade, uma vez que seu consumo diário aumenta o gasto calórico.  Não podemos esquecer de sua capacidade dilatadora, já que esses mesmos estimulantes expandem os tubos sanguíneos, ajudando no suprimento de oxigênio e nutrientes para todo o corpo e também na manutenção da pressão.

Mas, atenção! Os benefícios do guaraná ocorrem quando ingerido em pequenas quantidades, que não devem ultrapassar uma colher de café por dia, e como possui muita energia, recomenda-se acrescentar um pouco de açúcar ao preparado em pó, já que ao adoçar o efeito do cafeísmo é diminuído, evitando exaltação excessiva do sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...