quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sistema mastigatório também influencia sua postura



Para alcançar a postura correta, é preciso harmonizar vários sistemas que, quando integrados, nos ajudam a ficar em pé em posição ereta. Em situações de desequilíbrio desses sistemas, a posturologia é a solução. O diferencial desse método é que o diagnóstico é feito pela avaliação de outros órgãos, chamados de captores. Desse modo, conclui-se que a postura é afetada por disfunções nos captores dos pés, olhos e em menor escala pelo desequilíbrio do aparelho manducatório (sistema mastigatório), ou seja, além dos ossos, músculos, ligamentos e outros sistemas, conhecidos pela maioria, os dentes também são fundamentais na manutenção do eixo postural.

A posturologia não é considerado uma nova medicina, mas sim uma nova forma de abordagem, pois em sua avaliação é necessário tratar os sintomas e corrigir as causas que geraram a patologia, como o bruxismo, por exemplo. O bruxismo é o hábito de apertar e ranger os dentes, provocando fortes dores de cabeça, desgaste dos mesmos e distúrbios da articulação mandibular, se tornando um dos vilões da postura, sendo constatado que em 15% dos casos é o aparelho manducatório que descompensa o equilíbrio Tônico Postural. Nesse caso, o tratamento não corrige somente os problemas odontológicos, sua técnica atua em todo sistema locomotor.

No entanto, como  é mais comum encontrar casos em que o desequilíbrio do Sistema Tônico Postural atinge o sistema mastigatório, cerca de 85%, é necessário que antes de corrigir o aparelho manducatório se corrija os captores oculares e podais. 


Um comentário:

  1. Discordo totalmente dos percentuais aqui colocados. O sistema manducatório e o ponto de partida para qualquer tratamento e tem sua influencia no desenvolvimento da face , não os pés , não os olhos, que podem ter sua influência sim, mas nenhum vai virar um pendulo que pode chegar em média até 25kg no adulto quando a o desenquilíbrio funcional, côndilo fora do seu devido lugar!! isto sem falar na questão respirTÓRIA (ESPAÇO FUNCIONAL DA LÍNGUA) ......BRUXISMO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...