quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sedentarismo na terceira idade afeta equilíbrio e agilidade


As reações metabólicas, neuromotoras e funcionais são afetadas pela falta de atividades físicas na terceira idade, segundo estudo da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). O estudo acompanhou 300 mulheres, de 50 a 70 anos, todas em fase sedentária, e constatou que o equilíbrio é o fator mais atingido.

As participantes da pesquisa foram submetidas a um teste de 30 segundos. As mulheres com idade entre 50 a 59 anos conseguiram manter o equilíbrio por aproximadamente 24 segundos, as de 70 anos ou mais se equilibraram por apenas 13,4 segundos. Os resultados indicam uma queda de 78,8% na capacidade de equilíbrio.

Além disso, o sedentarismo na terceira idade também compromete a agilidade. Durante um exercício de locomoção, as mulheres com 50 a 59 anos realizaram o percurso em 2,5 segundos. Já as com idade acima de 70 anos caminharam em 3,11 segundos, um aumento de 24% no grau de dificuldade, resultado influenciado, principalmente, pela perda de força e massa muscular devido a ausência de exercício físico.

É preciso lembrar que a mulher sofre várias degenerações em seu organismo com o tempo. Alterações posturais, redução da densidade mineral óssea, alterações hormonais, em especial na menopausa, entre outros. Para tornar sua rotina saudável, é necessário praticar exercício físico, orientada sempre por um profissional, associado a uma alimentação saudável, que respeite três princípios básicos: variedade, equilíbrio e moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...