quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hábitos alimentares para toda família ajudam a evitar obesidade infantil


Em março desse ano o governo iniciou uma forte campanha para combater a obesidade entre crianças e adolescentes, iniciativa que surgiu após o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) constatar que 34,8% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso.

Esse dado comprova que o número de obesos na população infanto juvenil já supera os índices de desnutrição e pode refletir nos números de obesidades entre adultos, pois quanto mais cedo o excesso de peso se instalar, mais grave e difícil serão suas conseqüências e seu tratamento.

Os principais vilões são a grande oferta de alimentos industrializados com excesso de calorias, além do enorme apelo desses produtos às crianças e do tempo à frente do computador e da televisão. Estudos também mostram que crianças de baixo peso ao nascer, prematuras e cujas mães sofreram com diabetes na gestação, estão propensas a ter obesidade na infância e adolescência.

A genética também pode interferir. Se os pais são magros, a probabilidade de o filho ter excesso de peso fica entre 10% a 15%, mas se a mãe ou o pai é obeso, o risco sobe para 50% e se ambos são obesos, a probabilidade é de 80%.

Assim, é preciso mudar os hábitos desde cedo, já que incorporar hábitos saudáveis no público infantil com a justificativa de que é para perder peso pode não funcionar. É aí que entra os exemplos, irmão mais velho, pai, mãe e outras pessoas que a criança possa admirar devem ter hábitos saudáveis.

Para os especialistas a maior dificuldade é envolver os pais, que são fundamentais em todo o processo, influenciando o resultado positivo. A falta de regras, uma dispensa e geladeira recheadas de bombas calóricas são tentações que os pais devem evitar. Formar uma equipe multidisciplinar, com endocrinologista ou pediatra, nutricionista e psicólogo infantil é ideal para montar estratégias consistentes e eficientes para uma nova rotina, que trará segurança para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...