terça-feira, 8 de maio de 2012

Fisioterapia auxilia no tratamento de Hemofilia


A Hemofilia é caracterizada pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue. A doença é considerada como genética/ hereditária, ocorrendo quase exclusivamente no sexo masculino. Ela pode ser classificada como grave, moderada e leve, podendo passar despercebida até a idade adulta. As mulheres são portadoras da doença, no entanto, em geral, não desenvolvem a hemofilia, sendo responsáveis somente pela transmissão aos filhos do sexo masculino.
O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue e os sintomas variam, de acordo com o grau da doença. Nos quadros graves, as hemorragias são intramusculares e intra-articulares, desgastando primeiro as cartilagens e provocando, depois, lesões ósseas. Esse processo gera dores fortes, aumento da temperatura e restrição de movimento. Já nos casos leves os sintomas se manifestam em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas.
Após tratamento com anti-hemofílico e dada as orientações do médico, o paciente é encaminhado para fisioterapia, a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular, uma vez que as articulações mais comprometidas são os joelhos, tornozelos e cotovelos.
A fisioterapia é um recurso fundamental na atenção global ao hemofílico. É cientificamente comprovado que um melhor condicionamento muscular diminui a freqüência e a intensidade das hemorragias, protegendo as articulações dos danos que podem ser causados por elas, além de reabilitar os prejuízos que já foram feitos pela doença.
O diagnóstico precoce ajuda a evitar diversas seqüelas, por isso, atente-se aos sintomas e siga as orientações dos profissionais da área da saúde:

* Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do trauma;
* Manchas roxas que aparecem no bebê, quando bate nas grades do berço, podem ser um sinal de alerta para diagnóstico da hemofilia;
* A prática regular de exercícios que fortaleçam a musculatura é fundamental para os hemofílicos. No entanto, esportes como judô, rúgbi e futebol são desaconselhados;
* Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...