quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exercícios aeróbios ajudam a combater a enxaqueca


Os sintomas da enxaqueca são dores intensas na cabeça, sensibilidade à luz e a sons, tonturas, irritação, alteração do apetite e, em crises graves, náuseas e vômitos.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 93% da população mundial é acometida por enxaqueca e outras cefaleias. As mulheres são as mais atingidas, uma vez que duas a três mulheres sofrem com esse mal, contra um homem.  Na maioria dos casos a enxaqueca é tratada como uma simples dor de cabeça, erro grave, que impede que se realize o tratamento médico específico.

Segundo especialistas o remédio natural mais eficaz para a doença é a prática de atividade física, especialmente exercícios aeróbicos. O Instituto de Psicologia Médica na Alemanha realizou um estudo com oito pacientes com episódios recorrentes de enxaqueca. Eles foram submetidos a três sessões de exercícios semanais com 50 minutos de duração cada, por 10 semanas. As sessões eram divididas em 10 minutos de aquecimento, 30 minutos de corrida leve e 10 minutos de diminuição gradativa da intensidade do exercício.

Nas primeiras cinco semanas os pacientes foram submetidos a um programa de adaptação, alternando corrida e caminhada, até que estivessem aptos a trotar por 30 minutos ininterruptos. Enquanto isso, outro grupo de oito pacientes, também com histórico de episódios de enxaqueca, não realizou nenhum tipo de atividade física, sendo denominado grupo de controle.

Foi observado que, o grupo de controle continuou sofrendo uma média de quatro enxaquecas por mês e o grupo que se exercitou diminuiu as ocorrências pela metade, com dois episódios por mês. Além disso, também ocorreram diferenças na intensidade dos episódios. O resultado ressaltou a eficácia do exercício aeróbio na hora de atenuar a freqüência e intensidade das dores de cabeça.

Mais segura do que o auto-medicamento, a atividade física é uma ótima maneira de tratar o desconforto causado pela enxaqueca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...