segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dores nas colunas podem ser cuidadas com tratamentos minimamente invasivos


Você sabia que os remédios e as cirurgias podem ser deixados de lado na hora de tratar as dores nas costas? Cada vez mais os tratamentos pouco invasivos, feitos com agulhas ou incisões mínimas, têm ganhado espaço em consultórios e hospitais.

De acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública, as dores nas costas atingem 1/3 dos brasileiros. O que indica a importância do exame físico detalhado e o histórico de dor do paciente, para que o médico solucione o problema da melhor maneira, por meio da cirurgia ou tratamentos menos invasivos. No centro especializado em tratamento de coluna, aberto no fim do ano passado no Hospital do Coração, apenas 300 pacientes foram encaminhados para cirurgia, o restante utilizou fisioterapia e injeções de medicamentos diretamente no ponto de origem da dor.

É preciso evitar a visão simplista de que as dores da coluna são sempre relacionadas com hérnias de disco ou dores musculares, sendo solucionados somente com operação ou fisioterapia. Existem muitos estágios intermediários de dor. Primeiro recomenda-se tentar terapias conservadoras, como o uso de remédios e fisioterapia. A partir daí vem os tratamentos minimamente invasivos e, como última opção, a cirurgia.

Todavia, ainda é comum muitos pacientes receberam a indicação de cirurgia sem necessidade. No caso das hérnias, menos de 5% precisam de cirurgia e cerca de 90% são reabsorvidas sozinhas. É importante lembrar que os tratamentos minimamente invasivos têm indicações pontuais. O mais importante é mudar os hábitos e fortalecer a musculatura que sustenta a coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...