sexta-feira, 25 de maio de 2012

Crianças nascidas por cesarianas podem ter maior risco de obesidade


De acordo com pesquisadores americanos do Boston Children’s Hospital, crianças nascidas por cesárea têm duas vezes mais risco de ficar obesas do que as que nasceram por parto normal. Durante a pesquisa foi observado que quando as crianças atingem os três anos, o nível de obesidade é maior entre as que nasceram por cesariana.

O estudo acompanhou 1.255 mulheres e seus bebês de 1999 a 2002, sendo que cerca de ¼ dos bebês haviam nascido por cesárea. Os pesquisadores acreditam que a cirurgia possa afetar a flora bacteriana do aparelho digestivo, causando alterações no modo como é ingerido o alimento.

Os bebês foram medidos e pesados ao nascer e quando atingiram três anos de idade. Com isso, foi encontrada uma relação entre a massa corporal, espessura da pele e a forma como a criança nasceu. Também foi observado que as mulheres que fizeram cesárea tendiam a pesar mais que as que tiveram parto normal, característica que poderia influenciar a tendência a obesidade. Apesar dos resultados serem interessantes, ainda precisam ser feitas outras pesquisas, com um grupo maior de mulheres, para comprovar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...