quinta-feira, 17 de maio de 2012

Combine arroz com feijão


A típica combinação brasileira, arroz com feijão, mais do que saborosa, também é nutritiva. A união de um com o outro forma uma refeição completa, já que o que falta de nutrientes para um, existe no outro, ou seja, por meio de sua junção é adquirido a combinação protéica essencial.

Isso acontece, pois os grãos de arroz contém metionina e o feijão lisina. Tanto a metionina, quanto a lisina são pedaços de proteína, popularmente chamados de aminoácidos. Juntos, eles são muito eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro, o que dificilmente acontece quando se ingere somente vegetais.

Esse perfil protéico é normalmente encontrado em alimentos com origem animal, como carnes. A dica é colocar no prato uma concha de feijão para meia escumadeira de arroz, proporção perfeita no ponto de vista químico.

Além disso, o arroz e o feijão equilibram o índice glicêmico. Sabe-se que o arroz pode disparar as taxas de açúcar e insulina no organismo, no entanto, o feijão tem poder de brecar esse efeito, mantendo a glicose estabilizada.

Outra vantagem, foi descoberta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que dosou a retenção do mineral flúor no arroz e no feijão preparados em casa, observando que a combinação dos alimentos seguram os teores do mineral após seu cozimento. Esse resultado beneficia a concentração do flúor na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...