sexta-feira, 4 de maio de 2012

Alimentação adequada reduz morte em crianças com até dois anos


O Ministério da Saúde reestruturou a política de alimentação das crianças até dois anos de idade, com o objetivo de fortalecer as ações de combate à redução da mortalidade infantil. Para isso, a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS) serão integradas. A proposta que surgiu dos próprios profissionais dos estados e municípios, que queriam trabalhar, ao mesmo tempo, com a amamentação e a inclusão de alimentos sólidos na dieta de crianças, já que as duas estratégias são complementares.

Com a integração das duas estratégias, é possível que as famílias atendidas pelo SUS obtenham informação sobre a importância do aleitamento materno e da alimentação completar em crianças com até dois anos de idade. Para ajudar, o Ministério da saúde também elaborou um guia de alimentação que auxilia os profissionais de saúde.


Atualmente no Brasil, cerca de 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% apresentam hipovitaminose A (deficiência de vitamina A), problemas decorrentes da alimentação inadequada. Uma dieta saudável nos primeiros anos de vida ajuda a prevenir doenças, infecções, desnutrição e a carência de ferro, zinco e vitamina A, sem contar que previne a obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, que podem aparecer posteriormente.

Estima-se que as ações de promoção de aleitamento e de alimentação complementar sejam capazes de diminuir a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo em até 13% e 6%, respectivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...