sexta-feira, 11 de maio de 2012

Adoção de vida saudável pode evitar metade dos casos de câncer



Cientistas americanos concluem que metade dos cânceres seriam evitados se as pessoas adotassem estilos de vida mais saudáveis. Entre os vilões que impedem adotar uma vida mais equilibrada está o tabagismo, responsável por um terço de todos os casos de câncer nos Estados Unidos e até três quartos dos casos de câncer de pulmão. A falta de vacinação também desponta como um dos fatores, já que muitos outros tipos de câncer poderiam ser evitados com as vacinas, como câncer no colo do útero e fígado, evitados por meio da imunização contra HPV (vírus papilomavírus humano) e hepatite. Além disso, a simples utilização de proteção contra a exposição solar evitaria o aumento do câncer de pele, um dos cânceres mais populares.

Esse estudo comprova que o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis é essencial. Para isso, é preciso investir e aplicar aquilo que sabemos, ou seja, praticar exercícios, comer bem e não fumar, três medidas que evitariam metade das 577.000 mortes por câncer nos Estados Unidos, por exemplo. No entanto, inúmeros obstáculos da sociedade moderna impossibilitam as mudanças de hábito, o que resulta em cerca de 1,6 milhão de pessoas diagnosticadas com câncer este ano.

Entre os obstáculos está o ceticismo de que o câncer pode ser evitado e a procrastinação, deixando para intervir no estilo de vida mais tarde, muitas vezes quando o tumor maligno já está instalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...