segunda-feira, 14 de maio de 2012

64% da população brasileira sofre com problemas de peso


Ao falar em obesidade, não podemos esquecer dos Estados Unidos. A preocupação com o excesso de peso ainda é grande no país norte- americano e o tamanho das refeições que são feitas por lá não ajudam a solucionar o problema. O país é responsável pela invenção do fast food, a chamada “comida rápida” que consiste em um hambúrguer, uma porção de batata frita e um balde de refrigerante, refeição que contém cerca de 800 calorias, e pela popularização de receitas de bolos cheias de gorduras saturadas e corante artificial, pobres em nutrientes e gigantescos em calorias.

Por  esses e outros fatores, mais de dois terços da população americana está acima do peso ideal, sendo metade considerada obesa. A Universidade Columbia constatou, em uma pesquisa, que se a tendência permanecer, em 2020 uma em cada cinco crianças será obesa.

No entanto, a obesidade não é um problema só dos Estados Unidos. Estudo feito pelo Ministério da Saúde indica que a população brasileira também esta ficando cada vez mais gorda. Pelo menos 64% dos brasileiros possuem problema de peso, desses 45% está acima do peso e 15,8% com obesidade. O porcentual de pessoas com excesso de peso aumentou 5,8 pontos de 2006 a 2011, enquanto o de obesos subiu 5,8 pontos.

Para combater esse quadro, o Ministério da Saúde tem como foco crianças e adolescentes, uma vez que o acúmulo de peso se inicia na juventude. Cerca de 29,4% dos homens, entre 18 e 24 anos, estão com excesso de peso, 55% entre 25 a 34 anos também estão nessa situação, assim como 63% entre 35 a 45 anos. Enquanto as mulheres, 25,4% de 18 a 24 anos estão acima do peso, entre 25 a 34 anos são 39,9% e entre 45 a 54 anos 56%, o que indica que ao contrário do que a maioria pensa, o homem está mais acima do peso do que a mulher.

Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um dos culpados por esses dados, é a violência urbana e o estilo de vida moderno. Atualmente, as crianças não são livres para brincar em qualquer lugar, hoje elas possuem horário determinado em dia específico para se exercitar na aula de esporte, por exemplo. Além disso, o estresse e a falta de qualidade do sono, conseqüentes da vida moderna, também afetam a alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...