quinta-feira, 19 de abril de 2012

Saúde de Ferro


Um dos problemas nutricionais mais comuns no Brasil é a anemia ferropriva, ou seja, a deficiência de ferro no corpo, que impossibilita o fornecimento adequado do ferro para diferentes necessidades dos tecidos, como a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Apesar de não haver nenhum levantamento oficial a anemia ferropriva atinge todas as classes de renda, sendo um problema não só do Brasil, mas do mundo, já que se estima que 35% da população mundial possua a deficiência. Ela é considerada uma endemia e atinge principalmente crianças menores de dois anos e gestantes.

O que tem ajudado a combater a deficiência é  estimular a população a ter uma dieta saudável, procurando orientar o consumidor a diversificar sua dieta. A distribuição de suplementos na rede de saúde e a fortificação de parte da produção nacional de farinhas de trigo e milho, também fazem parte do combate.

Consultar um nutricionista e verificar se sua dieta possui a ingestão ideal de alimentos que são fontes de ferro e verificar se a absorção de ferro está sendo impedida devido a má interação dos alimentos é essencial. Determinados períodos como a gravidez e a fase de crescimento exigem um cuidado maior. Enfermidades como a síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastroentestinais e miomas também podem alterar a absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...