quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quiropraxia x Osteopatia?


É comum confundir os dois, mas cada um possui uma linha de tratamento diferente. Enquanto a quiropraxia se restringe à coluna vertebral, seguindo a noção de que se acontece um deslocamento na coluna vertebral os nervos se tornam suscetíveis a serem pinçados, ocasionando dores, a osteopatia abrange todo o corpo.

A quiropraxia costuma ver o corpo como uma rede de nervos, que controla cada função, até o tamanho das artérias. Eles utilizam alavanca curta, alta velocidade e um empurrão de baixa amplitude, direcionado, que possibilita empurrar os ossos para o alinhamento correto. Já os osteopatas veem o corpo como um sistema líquido, removendo a inibição muscular do movimento com uma massagem suave no tecido, utilizando grandes alavancas do corpo para puxar os ossos para o lugar.

As grandes alavancas utilizadas pelos osteopatas podem ser exemplificadas pela seguinte situação: para liberar uma junta emperrada na seção mediana ou inferior de coluna, o profissional massageia o espasmo muscular, puxando ou empurrando e girando a pélvis ou o torso enquanto seguram os ombros. A ideia é alcançar o relaxamento da musculatura.

O ideal seria que a procura pela osteopatia fosse logo no início dos sintomas, mas como muitos desconhecem o tratamento, isso não acontece. O comum é que os pacientes procurem o tratamento após anos de sofrimento e tentativas sem efeito, apresentando diversos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...