quinta-feira, 26 de abril de 2012

Acupuntura ajuda no tratamento da lombalgia

A procura pela acupuntura como tratamento terapêutico cresceu muito nos últimos 20 anos. Nesse mês foi comprovado, por meio de um estudo realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, a eficácia da acupuntura no tratamento de dores na lombar.

A lombalgia é uma das principais causas de afastamento do trabalho e estima-se que cerca de 90% das pessoas sofrerão com dores na lombar em algum momento da vida. O tratamento convencional, com uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas diariamente, nem sempre é eficaz para o alívio da dor lombar crônica.

Quando isso ocorre recomenda-se procedimentos não farmacológicos, é aí que entra a acupuntura. Ela alivia as dores em curto prazo quando associado ao tratamento convencional de lombalgia, tornando-se um tratamento complementar, cuja freqüência depende da patologia, mas apenas após quatro sessões já é possível ver progresso.

A técnica produz efeitos diversos no organismo, sem gerar malefícios ao paciente e é importante lembrar que os resultados dependem também do histórico de saúde de cada paciente.

Entre os benefícios da acupuntura, estão:

- Ortopédicos: diminui dores musculares, nas costas e hérnia de disco.

- Emocionais: controla a ansiedade, tensão e depressão, doenças que deixam a musculatura mais rígida. A acupuntura ajuda o corpo a relaxar.

- Cardiovasculares: auxilia o organismo a encontrar equilíbrio. Quando auxiliada ao uso de medicamentos para doenças cardiovasculares, o tratamento possibilita a redução dos sintomas do paciente, o que permite, em alguns casos, a diminuição da dosagem do remédio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...