quinta-feira, 8 de março de 2012

Conheça as principais doenças que atingem as mulheres

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, vamos aproveitar essa data para alertar quais são as principais doenças que atingem as mulheres e, com isso alertar sobre as causas e tratamentos.

Doenças cardiovasculares – São enfermidades que alteram o funcionamento dos vasos sanguíneos. O AVC (acidentes vasculares cerebrais) e o DCV (doenças cardiovasculares) são as mais comuns.


Vila Mulher

As principais causas do desenvolvimento da doença são o tabagismo, estresse, vida sedentária, hipertensão arterial e obesidade. A melhor forma de prevenção é evitar o fumo, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada.

Câncer – Entre todos os tipos existem seis neoplasias responsáveis pelo alto índice de mortalidade, o câncer de mama, de pulmão, de estômago, de fígado, de cólon e de colo de útero. O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando cerca de 20% dos novos casos de câncer.

Os fatores que geram a doença podem ter origem genética, passando pela menarca precoce até menopausa tardia. Além disso, o consumo excessivo de álcool e o uso de contraceptivos por muitos anos também causam o problema. As formas eficazes para o diagnóstico da doença são o exame clínico da mama feito por um médico ou enfermeiro e a mamografia, além do auto-exame.

Diabetes – A doença se caracteriza pela falta de insulina, hormônio responsável pela redução de glicemia (taxa de glicose no sangue).

Os pacientes que sofrem com a enfermidade apresentam geralmente perda de peso, aumento de sede, fome exagerada e vontade de urinar várias vezes ao dia. O tratamento do diabetes consiste na aplicação de insulina, prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada.

Doenças infecciosas - O tipo mais comum é o HPV (vírus papilomavírus humanos). Segundo o INCA, a cada ano, 500 mil mulheres descobrem sofrer da doença no mundo e 230 mil morrem devido à doença. A faixa etária mais atingida são mulheres de 20 a 29 anos.

O contágio acontece através do atrito da pele ou da mucosa infectada. O uso do preservativo é a forma mais simples para a prevenção. É fundamental realizar exames preventivos para evitar a doença.

Portanto mulher, nesse grande dia lembre-se que sua saúde tem fundamental importância e para evitar doenças como estas é importante prevenir!

Feliz Dia da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...