terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Osteopatia no esporte

Bom dia!

Hoje conversamos com o osteopata Felipe Yamaguchi sobre os benefícios da osteopatia no esporte. Se você é atleta, seja profissional ou não, vale a pena acompanhar as dicas do especialista. Confira!

Como é abordada a osteopatia dentro do esporte? Como é a forma de tratamento e qual a duração?

R- O mais interessante da osteopatia voltada ao esporte é que o osteopata deve agir de uma forma que o atleta possa continuar treinando, principalmente, com atletas considerados de alto rendimento (que realizam competições, muitas vezes profissionais). Por isso, a importância do vínculo direto com o técnico/treinador/preparador físico, pois, às vezes, o atleta tem que reduzir o ritmo dos treinos, ou mesmo parar por um tempo dependendo da lesão. Já a forma de tratamento, é dada praticamente da mesma forma que um tratamento de osteopatia, onde é feita uma avaliação detalhada do atleta para saber qual realmente é a origem da dor dele e, desta forma, o tratamento torna-se muito eficaz.  Também são somadas outras técnicas como utilização de bandagens, eletroterapia, crioterapia (gelo) e recursos da fisioterapia. E, em algumas vezes, é necessário mais de um atendimento na semana, já que normalmente com paciente não atletas os atendimentos ocorrem uma vez por semana.

Ela pode ser aplicada em qualquer tipo de esporte? 

R- O tratamento osteopático pode ser aplicado a qualquer tipo de esporte. Eu já atendi, por exemplo, atirador da modalidade fossa olímpica ou tiro ao prato, nadadores, corredores, triatletas, ciclistas, tenistas, etc.

É recomendada apenas quando o atleta encontra-se lesionado ou pode ser feita também como uma forma de prevenção e preparo físico?

R- Pode ser feita também como forma preventiva, pois tenho uma atleta  que caiu de bicicleta e esta veio a clínica para ver o que a queda resultou para o corpo dela, visto que ela não tinha dor alguma, mas pelo conhecimento da osteopatia e do que a técnica propõe, a atleta ficou preocupada com futuras dores ou lesões que a queda poderia acarretar. Por isso, a forma preventiva de lesões que a osteopatia pode atuar é de suma importância, já que no esporte a melhor forma de se curar uma lesão é previní-la, pois uma vez que o atleta para os treinamentos por causa de lesões, este perde o rendimento e sua performance pode ficar prejudicada pela falta dos treinos.

Qual o objetivo e o diferencial da técnica para o esporte?

R- O objetivo e o diferencial da técnica é atuar de forma direta na origem da dor. Desta forma, a sua eficácia aumenta e, consequentemente, o tempo em que o atleta fica parado por causa de dor ou lesão diminui.

E você, já experimentou associar a prática esportiva à osteopatia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...