sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Obesidade infantil

Os números divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia são preocupantes. Segundo  a SBEM, o aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade é significativo, principalmente, na faixa de 5 a 9 anos.

Segundo o levantamento, 34,8% dos meninos e 32% das meninas estão com sobrepeso, já o percentual de obesidade é menor, 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas.

O excesso de peso também atinge 21,7% de crianças e jovens entre 10 e 19 anos. 

De acordo com especialistas, a mudança na cultura foi o fator que mais influenciou este aumento nos índices. Os hábitos alimentares sofreram uma inversão nutricional, ou seja, as famílias estão ingerindo uma quantidade maior de açúcar, alimentos gordurosos e industrializados.

Outro problema que agrava esse índice é o sedentarismo. Devido os problemas urbanos como a violência, as crianças ficam mais dentro de casa e se acomodam em frete à televisão ou videogames.

Uma solução é o acompanhamento com um nutricionista para a reeducação alimentar. Toda criança adora comer “bobagens” e não se deve privá-las totalmente desses alimentos, entretanto os hábitos e a rotina alimentar devem agregar mais alimentos saudáveis do que alimentos com baixo teor nutritivo.

Fica a dica! Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...