segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alergia alimentar ou intolerância?

Você evita comer algum alimento porque toda vez que você o ingere, logo depois seu corpo reage mal? Fique atento, pois você pode ter alergia ou ser intolerante a este alimento.
Apesar de facilmente confundidos, a alergia alimentar e a intolerância são muito diferentes! A alergia é uma reação grave que exige cuidado e orientação profissional, pois pode causar morte nos casos mais graves. Geralmente, as reações alérgicas se manifestam através de manchas vermelhas pelo corpo, falta de ar, inchaço nos olhos e boca.
Já a intolerância a algum alimento é um problema metabólico forte e não oferece riscos. Pode ocasionar mal-estar, enjôo e problemas intestinais.
No Brasil, segundo os especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), estima-se que entre 20% e 30% de pessoas tem algum tipo alergia. E este problema se manifesta mais em crianças do que em adultos.

Já a intolerância alimentar pode ser causada por substâncias como conservantes e, na manifestação mais comum, pela falta da enzima lactase no corpo, fazendo, assim, que a pessoa não faça a digestão do açúcar presente no leite, a lactose.

Se você apresentar alguma reação à um tipo de alimento, procure um acompanhamento médico e nutricional, pois não basta apenas eliminar tal alimento da sua dieta, é preciso substituí-lo para que seu organismo não seja prejudicado com a falta de algum nutriente.

Deixe o seu comentário ou dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...