terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Comece o dia saudável

Bom dia!

Você sabe por que o café da manhã é a refeição mais importante do dia?

Ao acordar, o nosso organismo precisa se reabastecer de energia para exercer as atividades diárias. Entre a última refeição do dia e a primeira (o café da manhã), há um longo período de jejum.

Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas enquanto executa funções básicas como respirar e manter a circulação, ele está gastando energia. Esta energia vem do consumo da glicose - principal fonte de energia para o corpo e, então, quando ficamos por um período sem comer, ele passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Assim, o café da manhã fornece os nutrientes para a realização das atividades do dia a dia.

Não há um horário certo para tomar o café da manhã, dependerá da rotina de cada um. Mas, é importante não pular nenhuma refeição principal - café da manhã, almoço e janta - e tentar se alimentar em um intervalo de três a quatro horas.

É essencial também ficar atento para a qualidade da alimentação. Procure manter consumir um alimento de cada grupo, e não apenas carboidratos.

Veja as sugestões abaixo:

Carboidratos: pães, cereais, torradas e frutas ou suco de frutas. 

Proteínas: peito de peru, presunto, queijo branco, requeijão e leite ou iogurte

Vitaminas e minerais: Frutas, suco de frutas

Fibras: cereais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...