terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é linfedema?


Cerca de 120 milhões de pessoas no mundo sofrem de Linfedema. Mas, você sabe o que esta enfermidade causa e qual o melhor tratamento?

Pois bem, primeiramente vamos entender melhor esta patologia. A combinação de proteínas, imunoglobulinas, uréia, células linfáticas e sais minerais, resultam em uma substância chamada linfa. Esta substância é transportada por vasos, bem finos, chamados de vasos linfáticos. O objetivo destes vasos é levar nutrientes para as células e retirar as substâncias tóxicas.

Quando ocorre alguma deficiência durante este processo, ocorre um acumulo de linfa que faz surgir o linfedema. O resultado é o inchaço na área afetada, aumento de peso e alteração na funcionalidade do local atingido.

Para o tratamento desta patologia o fisioterapeuta usará a técnica de drenagem linfática manual e massagens, que agem na prevenção e reduzem o fluido linfático acumulado no local.

E você, já conhecia essa enfermidade?

Um comentário:

  1. Sim, descobri que tenho essa patologia a um ano, de lá pra ca já tive fraturas no metatarso , muito inchaço , ligada tb. Ao pé chato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...