sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Saúde em questão: Obesidade e calçados inadequados estão entre as principais causas do esporão

Imagem: Dr. Marcelo Nogueira

O esporão no calcanhar, que acomete pessoas entre 40 e 50 anos – principalmente mulheres – apresenta entre suas principais causas a obesidade, desequilíbrios posturais e musculares, encurtamento ou diferença do comprimento de membros, alteração no arco plantar (pé cavo ou plano) e utilização de calçados inadequados.

Segundo o Dr. Felipe Yamaguchi, fisioterapeuta e osteopata da Clínica Reacciona, o esporão de calcâneo faz parte do quadro de fasceíte plantar e se caracteriza por uma evidência óssea de base larga e espessa com extremidade pontiaguda que se implanta no calcanhar.

O problema surge através das tensões que a musculatura plantar ou dos músculos da panturrilha exercem no osso calcâneo. O osteopata Dr. Gabriel Boal, explica que o indivíduo que apresenta esta patologia tem como principal sintoma a dor na planta dos pés, principalmente ao acordar, após atividade física prolongada ou quando permanece em pé por muito tempo.
Foto: Pé Clinic

“A técnica osteopática ajuda a devolver a mobilidade e a função ao corpo de forma geral e, automaticamente, as tensões que geraram o esporão irão desaparecer junto com a dor. Outra forma de atuação são as palmilhas posturais e proprioceptivas que eliminam as pressões nos locais de dores e melhoram ainda a postura e os desequilíbrios musculares”, diz o Dr. Yamaguchi, que acrescenta: “Uma vida com hábitos saudáveis, atividade física, boa alimentação e o corpo funcionando adequadamente, é uma ótima maneira de prevenção para qualquer doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...