sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Saúde em questão: esporão no calcanhar

Hoje, no Saúde em Questão, vamos falar sobre o esporão no calcanhar. O especialista que nos dá todas as informações sobre este assunto é o Dr. Leandro Reche, posturologista da Clínica Reacciona.

O que é o esporão no calcanhar?
O esporão de calcâneo faz parte do quadro de fasceíte plantar e se caracteriza por uma proeminência óssea de base larga e espessa com extremidade pontiaguda, que se implanta na tuberosidade do calcanhar.

Como surge e o que causa o esporão?
Surge através das tensões que a musculatura plantar ou dos músculos da panturrilha exercem no osso calcâneo.
As principais causas do esporão de calcâneo são: obesidade, desequilíbrios posturais, encurtamento e desequilíbrios musculares, diferença do comprimento de membros, alteração no arco plantar (pé cavo ou pé plano), utilização de calçados inadequados, entre outros. Mesmo uma entorse pode gerar um bloqueio no pé aumentando a tração dos músculos plantares e posteriormente a formação do esporão.

Existe uma maneira de prevenir?
Não existe um meio específico de prevenção para esporão de calcâneo, mas uma vida com hábitos saudáveis com atividade física, boa alimentação e o corpo funcionando adequadamente é uma ótima maneira de prevenção de qualquer doença.

Como a osteopatia e a posturologia agem nestes casos?
A osteopatia juntamente com as palmilhas posturais contribuem tanto no tratamento como na prevenção deste problema.
A osteopatia contribui devolvendo mobilidade e função ao corpo de forma geral, assim, automaticamente, as tensões que geraram o esporão irão desaparecer juntamente com a dor.
Outra forma de atuação são as palmilhas posturais e proprioceptivas, que contribuem para a eliminação das pressões nos locais de dores e a melhora da postura e de desequilíbrios musculares.

É uma doença comum? Como o individuo consegue diagnosticar e como proceder a qualquer indício de esporão?
Não é uma patologia tão comum como uma hérnia de disco ou lombalgias; acomete cerca de 10% da população.
O indivíduo que apresenta estas patologias tem como principal sintoma dor na planta dos pés principalmente ao acordar, após atividade prolongada ou quando permanece em pé por muito tempo.

Com a osteopatia e a posturologia, pode-se alcançar a melhora definitiva?
Nem sempre a melhora é de 100%, mas na maioria dos casos conseguimos ótimos resultados. É importante lembrar que o esporão continuará no mesmo lugar, o objetivo é eliminar o que causou o esporão e conseqüentemente teremos melhora das dores.

Qual o tempo de duração do tratamento?
O tempo médio para colhermos resultados positivos é de um mês, associando o tratamento osteopático com as palmilhas proprioceptivas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...