sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saúde em questão: Como a acupuntura ameniza os efeitos colaterais da quimioterapia

Hoje, no Saúde em Questão, a Dra. Luciana Meneghel, fisioterapeuta e acupunturista da Clínica Reacciona, tira todas as suas dúvidas sobre os benefícios da acupuntura contra os efeitos colaterais causados pela quimioterapia. Leia a entrevista:

Por que a quimioterapia gera efeitos colaterais e quais são esses efeitos?
A quimioterapia destrói as células cancerosas, impedindo que elas cresçam e se multipliquem e, nesse processo, pode afetar também outras células no organismo. Por exemplo, quando certas células que crescem no revestimento do estômago são lesadas durante a quimioterapia, estas enviam sinais ao cérebro, que dá início ao processo dos vômitos. Esse é um meio pelo qual a quimioterapia causa náuseas e vômitos. Outros efeitos indesejáveis da quimioterapia são: perda do apetite, diarréia, queda de cabelo, irritação da pele, escurecimento das unhas e dores nas palmas e pés.

Como a acupuntura age nesses casos?
A Medicina Tradicional Chinesa toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgão. O mecanismo da acupuntura para a prevenção de náusea e vômito não está totalmente esclarecido. É possível que a variedade de estímulos nos pontos, com agulhas ou por pressão local pode liberar uma substância neuroquímica que torna dessensibilizada a zona gatilho do quimioreceptor no cérebro, prevenindo assim, a náusea e o vômito causado por medicações endovenosas e anestésicos inalatórios ou drogas quimioterápicas.

Como funciona o tratamento? O paciente pode fazer as sessões de acupuntura assim que inicia ou só após o término da quimioterapia?
O tratamento funciona da seguinte forma: o paciente deve iniciar as sessões de acupuntura no momento que se inicia as sessões de quimioterapia. Serão realizadas sessões semanais com duração de aproximadamente uma hora. A acupuntura pode ser feita mesmo que já se tenha começado o tratamento quimioterápico e não há problema se o paciente estiver tomando medicações anti-eméticas, podendo associar as duas terapias.

Ela é recomendada para qualquer paciente que passa pelo tratamento quimioterápico?
A acupuntura não tem nenhuma contra-indicação, sendo que qualquer paciente com indicação para quimioterapia pode fazer acupuntura.

Quais os benefícios da acupuntura para o paciente? E quais são os principais resultados obtidos pelo paciente com as sessões de acupuntura?
Estudos científicos relatam que a acupuntura diminui significativamente a intesidade e a duração de náuseas e vômitos durante todo o tratamento da quimioterapia. A ausência de náusea e vômitos reduz o tempo de hospitalização, consulta médica e ansiedade entre pacientes e família, e melhora a tolerância e aderência ao tratamento. Consegue-se também a melhora da ingestão de alimentos e a qualidade de vida.

Foto: Perlbal
Na sua opinião, qual a principal importância da acupuntura nestes casos?
A acupuntura pode ser eleita o melhor tratamento para náusea e vômitos, pois não causa nenhum efeito colateral que os medicamentos anti-eméticos provocam.

Qual o tempo médio de duração do tratamento com acupuntura para o paciente que passa pela quimioterapia?
O tempo de duração do tratamento de acupuntura é o mesmo tempo que durar as sessões de quimioterapia. Sendo que a acupuntura será realizada uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...