sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Saúde em questão: Alerta da Anvisa sobre o risco do uso inadequado do Victoza

O Victoza é um produto biológico, uma molécula de alta complexidade, de uso injetável, utilizado no tratamento da diabetes mellitus tipo 2, que contém liraglutida, substância que aumenta a produção de GLP-1, hormônio responsável por reduzir os movimentos de contração do intestino, o que aumenta o período de digestão e, consequentemente, a sensação de saciedade.

Devido a essa propriedade, é crescente o número de pessoas que o utilizam indevidamente, como um emagrecedor. Entretanto, nos estudos clínicos do registro e nos relatórios de segurança periódicos apresentados à Anvisa, foram relatados eventos adversos associados ao Victoza, sendo os mais frequentes: hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia. Além destes eventos destacam-se outros riscos, tais como: pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.

A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético, adjuvante da dieta e da atividade física. Até o momento, não há nenhuma solicitação na Anvisa de extensão da indicação do produto para qualquer outra finalidade, nem mesmo estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade.

A Anvisa não reconhece sua indicação para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como anti-diabético caracteriza elevado risco para a saúde da população.

Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...