quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O bruxismo pode ser tratado através da posturologia

O bruxismo, como é chamado o hábito de apertar e ranger os dentes, afeta cerca de 15% das pessoas, que podem sofrer dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular.

As causas podem estar relacionadas a fatores como tensão emocional, ansiedade e estresse. Ou ainda por uma incoordenação neuromotora, ou seja, movimentos involuntários dos músculos da mastigação.

A posturologia – especialidade fisioterapêutica – desenvolve um relevante papel na intervenção sobre algumas causas e no alívio dos sintomas do bruxismo, através de uma avaliação meticulosa do paciente, envolvendo elementos de sua história clínica, e a realização de exames físicos.

O tratamento tem por objetivo, evitar a necessidade de cirurgias, reeducar a postura, aliviar as dores e restabelecer a função dos músculos comprometidos, reduzir a inflamação e fortalecer o sistema músculo-esquelético.

 
Quem possui bruxismo deve sempre visitar seu dentista para que seja observado pelo profissional, para evitar uma piora. A cura permanente do bruxismo ainda é desconhecida, por isso a importância de realizar o tratamento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...