segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A importância da RPG no tratamento da hiperlordose

A coluna vertebral possui curvaturas em toda a sua extensão; localizada nas regiões mais baixas – lombar e a cervical – é chamada de lordose. Quando essa curvatura se acentua em demasia, passa a ser uma deformação e recebe o nome de hiperlordose.

A postura incorreta é um dos principais fatores de formação da hiperlordose, que atinge principalmente as mulheres que usam calçados de salto alto com frequência. As que já passaram pela gestação também podem apresentar esse quadro clínico, pois, para compensar o peso da barriga, inclinam a coluna para trás.

O tratamento recomendado para a hiperlordose é a Reeducação Postural Global (RPG), um método de fisioterapia totalmente isento de medicamentos e visa a liberação e o alongamento de músculos que se encurtam com o passar do tempo, causando os desvios de postura.

A diferença para os demais tratamentos é que a RPG identifica o comprometimento da cadeia muscular e trata todo o sistema envolvido, o que é ideal para o tratamento da hiperlordose, já que um alongamento apenas dos músculos lombares leva ao aumento da curvatura da coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...