quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alimentos ricos em fibra são muito importantes para sua saúde!


Uma pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine mostra que uma alimentação rica em alimentos fibrosos reduz o risco de doenças cardiovasculares pelo auxílio na absorção, no intestino, das moléculas de gordura e na normalização da síntese de colesterol para o fígado.

As fibras são divididas em dois grupos:

Solúveis (encontradas em frutas, verduras e legumes): São elas as responsáveis pela sensação de saciedade por mais tempo, devido à redução do esvaziamento gástrico; diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue e pela prevenção do câncer de intestino.

Insolúveis (grãos, cascas de frutas e leguminosas, arroz integral e sementes): melhoram a digestão e a regularidade do trânsito intestinal. Mas para o bom funcionamento das fibras no sistema digestivo, deve-se ingerir bastante água, o que faz com que se forme uma espécie de gel que dificulta a absorção de gordura pelo organismo.

Para uma alimentação adequada, que contenha todos os nutrientes essenciais para a sua saúde, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista, que indique a frequência e a quantidade com que devem ser ingeridos.

Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...