quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Acupuntura otimiza o tratamento do diabetes

O diabetes é uma doença crônica, provocada pela perda, total ou parcial, da capacidade de produção de insulina pelo pâncreas, o que faz com que o nível de glicose no sangue alcance índices muito elevados.

Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de ser a principal causa de falência renal, cegueira e amputação. Para viver bem, é preciso desacelerar o avanço do diabetes, controlando a taxa de açúcar no sangue, o que é possível através da acupuntura.

Um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que os diabéticos que fazem sessões de acupuntura apresentam uma redução de até 20% nos níveis de glicose no sangue. Isso acontece porque a aplicação da técnica aumenta o metabolismo e ativa o sistema endócrino, estimulando a produção da insulina, hormônio que atua na quebra da glicose levando-a às células do corpo.

A acupuntura também auxilia no fortalecimento da imunidade, no controle do estresse, da obesidade e hipertensão, no alívio de dores e na revitalização de órgãos que podem ser comprometidos pela patologia.


Contudo, é importante lembrar que embora beneficie o tratamento e proporcione melhor qualidade de vida, a acupuntura não deve ser a única forma de tratamento do diabetes. O paciente deve sempre seguir uma dieta adequada – preferencialmente acompanhada por um nutricionista – e outros tratamentos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...