segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Acompanhamento nutricional durante a quimioterapia

Foto: Andreia Torres
Durante o tratamento quimioterápico, a alimentação requer uma atenção especial, pois há possíveis efeitos colaterais que afetam os hábitos alimentares, como náusea, boca seca, ou diarreia. Por isso é importante a orientação de um nutricionista, que indique os alimentos ideais para o período de tratamento, que auxiliem, inclusive, na redução desses incômodos.

As frituras contribuem para a frequência e intensidade de sintomas como náuseas e enjoos. Aliás, para qualquer pessoa, esse é um prato que deve ser evitado! Para quem sofre por algum tipo de câncer colorretal (no intestino grosso ou reto), o óleo reutilizado é ainda pior, pois libera substâncias que agridem o sistema digestivo.


Foto: Guia da Nutrição
Para quem prepara a comida, é bom variar o cardápio a cada refeição e tentar produzir pratos que contenham alimentos de várias cores - isso garante a presença de vários nutrientes - , alimentos frescos e dispostos de forma agradável ao olhar.

Uma dieta balanceada, indicada por um nutricionista, garante maior bem estar para o paciente que passa pelo tratamento quimioterápico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...