sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saúde em questão: osteopatia para o tratamento da hérnia de disco


Segundo o IBGE, aproximadamente 5,5 milhões de brasileiros sofrem com as conseqüências da hérnia de disco. Essa doença crônica é muito comum em pessoas acima de 40 anos, e alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são a postura errada, a falta de exercícios físicos, o excesso de peso, e até a alimentação inadequada. Porém, a boa notícia é que a grande maioria dos casos pode ser resolvida sem procedimento cirúrgico.
 
O osteopata Gabriel Boal, proprietário da Clínica Reacciona de Piracicaba, explica que “a coluna vertebral é composta de vértebras e discos intervertebrais, que têm como função amortecer o impacto entre essas vértebras. A hérnia de disco se dá, exatamente, quando este disco cartilaginoso e elástico se rompe, comprimindo as estruturas no canal vertebral”.

De acordo com o especialista, o tipo de hérnia mais encontrada é na região lombar, que possui um comprometimento do nervo ciático, gerando os sintomas de dor e formigamento nas pernas e pés.

Entretanto, com o tratamento da osteopatia, é possível realizar manobras diretamente no local da hérnia, além de organizar toda a coluna a fim de interromper a sobrecarga do local, resultando na diminuição ou no fim dos sintomas. Nesse contexto, Dr. Gabriel afirma que, “é necessário avaliar o tamanho da hérnia e seu posicionamento, para um prognóstico preciso. Em alguns casos pode-se incluir ao tratamento, a maca de flexo-distração – de extrema importância nestes casos, onde é possível aumentar o espaço discal”.

E para finalizar, Dr. Gabriel Boal alerta: “Ao menor sintoma de dor na coluna vertebral ou formigamento/irradiação para braços e pernas, deve-se procurar, imediatamente, um fisioterapeuta especialista em osteopatia, para melhor avaliação do problema”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...