sexta-feira, 24 de junho de 2011

Saúde em questão: a escoliose e os exercícios físicos!

No Saúde em Questão dessa sexta-feira, o fisioterapeuta Eduardo Benites, especialista em Osteopatia e RPG, conta um pouco mais sobre a escoliose. Confira!

Define-se escoliose como curvatura lateral anormal da coluna vertebral em relação a linha mediana, isso devido a retração muscular e restrição ligamentar de forma assimétrica.
A escoliose é o desvio anormal da coluna vertebral mais difícil de ser tratada em função do seu caráter multifatorial e  assimétrico, já que a retração e a força  muscular de um lado da coluna é maior que a do outro.
Por isso, toda atividade que tende a desenvolver mais um lado do corpo do que do outro, é contra-indicada. Outras atividades do dia-a-dia como carregar mochila ou sacolas plásticas de um lado só também são.
O ideal seriam atividades simétricas como caminhada, corrida, natação, hidroginástica que podem ser realizadas sem problema nenhum, isso é claro, sempre levando em consideração a gravidade do caso.
Vale lembrar que esses  exercícios não são formas de tratamento, eles não são capazes de corrigir as curvaturas anormais da escoliose.
Para isso tratamentos específicos são necessários como a RPG, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...