quinta-feira, 23 de junho de 2011

A RPG!

Dores nas costas, na maioria das vezes, são conseqüências da má postura. Os músculos antigravitários são os responsáveis pela sustentação do peso do corpo, mantendo assim, a postura. Quando não estão perfeitamente alinhados, estes músculos não exercem sua função de maneira eficaz, causando a má postura e, consequentemente, as dores.

Um dos principais problemas é que a consciência corporal passa a identificar a postura alterada como a correta. Assim, atividades do dia-a-dia são realizadas sob condição inadequada, sobrecarregando determinadas estruturas do corpo. Posteriormente, surgirão dores, tendinites e, mais a longo prazo, degenerações como a artrose e a tendinose.

O método da Reeducação Postural Global, a já conhecida RPG, busca reequilíbrio muscular e prevenção ou tratamento de dores e alterações posturais, abordando o paciente de forma geral, ao invés de apenas manter o foco do trabalho na queixa localizada da pessoa. O tratamento é baseado em um trabalho corporal, em que o paciente pratica algumas posturas.


O fisioterapeuta com formação em RPG utiliza a globalidade do corpo através de posturas indicadas para cada paciente, restaurando o equilíbrio muscular, além de dar condições para que os músculos exerçam sua função com a quantidade ideal de tônus e assim, sejam capazes de manter o corpo numa postura correta, evitando lesões.

Têm indicação para fazer RPG todas as pessoas que apresentam má postura ou possuem patologias do aparelho locomotor como: dores musculares agudas e crônicas, dores de cabeça, dores articulares, tendinites, bursites, hérnias de disco, desvios da coluna vertebral ou alterações posturais diversas.

fonte: Site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...