sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saúde em questão: Sabia que a Osteopatia também atua dentro das empresas?

Hoje, no Saúde em questão, a osteopatia abordada em um ambiente diferenciado.

Os gastos com a saúde têm se mostrado um dos maiores pesos para as empresas. A assistência médica torna-se um desafio para os executivos de recursos humanos. Qual a melhor solução de custo-benefício para uma boa gestão nesta área? A resposta é simples: um programa preventivo.

É neste contexto que a osteopatia representa um dos grandes aliados para a precaução e reabilitação de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho. Quando aplicada dentro de uma análise global, inclusive no próprio ambiente corporativo, a técnica serve como excelente ferramenta de prevenção de DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e de qualquer tipo de disfunção que acompanha o funcionário em seu posto de trabalho. Ou seja, diminuir os problemas de saúde do trabalhador é sinônimo de qualidade de vida do empregado e, consequentemente, aumento da produtividade na empresa.

Dr. Gabriel Boal, fisioterapeuta e osteopata que atua nas empresas de Piracicaba e região, explica que “o atendimento é realizado, normalmente, no ambulatório da corporação. Assim, é feita a triagem e o tratamento dos funcionários que estão com alguma dor. É importante ressaltar também, que é uma atividade em conjunto com o médico do trabalho”.

Com uma exigência de espaço e equipamentos praticamente nula, a osteopatia é de rápida aplicação e, em 80% dos casos, os funcionários retornam ao  posto sem perder as horas de trabalho.

Já, quando questionado sobre o custo-benefício para as empresas, Dr. Felipe Yamaguchi, osteopata da Clínica Reacciona é enfático: “Além de uma condição física e mental melhor para o funcionário, já que ele trabalha sem dor e, portanto, mais motivado; para a empresa, a diminuição nos custos, por ser uma terapia de rápida eficácia e curta duração, gera uma grande economia nas horas gastas com afastamentos e tratamentos fora do ambiente corporativo”, salienta.

Por isso, Dr. Gabriel Boal aconselha: “Toda empresa deve ter este serviço já que gera ótima economia. O projeto é feito de forma específica para cada tipo de companhia, levando em consideração o número de funcionários, risco ergonômico e tipo de atuação da instituição”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...