segunda-feira, 21 de março de 2011

Osteoartrite e depressão

Quando a osteoartrite atinge o joelho causa a destruição da cartilagem, fazendo com o os ossos entrem em contato. Os sintomas dessa doença que normalmente afeta pessoas acima dos 50 anos são rigidez da articulação, dores e inchaço. Alguns dos pacientes que sofrem de osteoartrite sentem dores que não estão de acordo com o desgaste demonstrado nos seus exames de raio x, e a explicação para isso pode estar na depressão.

Pesquisadores estudaram 660 pessoas com 65 anos ou mais que sofriam de osteoartrite. Eles passaram por exames de raio x e responderam questionários que determinaram se eles tinham depressão. Os resultados mostraram que pessoas deprimidas que tinham joelhos moderadamente danificados sentiam mais dores, levando a equipe a perceber uma conexão entre as duas doenças. A avaliação dos resultados deste estudo, a contribuição da depressão para os sintomas da osteoartrite do joelho foi quase tão importante quanto o dano indicado no raio x.


Os pesquisadores sugerem que a depressão deve ser um fator considerado durante o tratamento de pacientes que sofrem de osteoartrite, mesmo que ainda não esteja claro como o relacionamento entre a doença, a depressão e a dor se estabelece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...