terça-feira, 29 de março de 2011

Nutrição para o envelhecimento

O envelhecimento da população é cada vez mais crescente, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo consideradas como idosas pessoas com 60 anos ou mais no caso de países em desenvolvimento.

O desenvolvimento de enfermidades crônicas não transmissíveis como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias, fraturas osteoporóticas, câncer e desnutrição, associadas às mudanças sociais psicológicas, fisiológicas e metabólicas, inerentes ao processo de envelhecimento, contribuem de forma negativa com o estado nutricional dos idosos.

Entretanto se houver alerta para prevenção nutricional, ou seja, um programa regular de atividade física associada a uma alimentação adequada, em termos quantitativos e qualitativos, é possível melhorar ou retardar o curso de muitas doenças crônicas, oferecendo aos idosos melhores perspectivas de vida e diminuição da ocorrência de mortes prematuras relacionadas às doenças crônicas.

Dentro do processo de envelhecimento o nutricionista é um profissional que se faz importante, pois é capaz de adequar a alimentação de pacientes idosos de acordo com suas patologias e individualidades, realizando avaliações nutricionais, de forma a executar ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento, diminuindo assim os impactos que o envelhecimento causa ao sistema de saúde e à própria qualidade de vida desta população. Nunca é tarde para considerar a nutrição como um fator de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...