quinta-feira, 24 de março de 2011

Fratura por estresse


Denomina-se "fratura por estresse" todas as fraturas ósseas ocorridas em conseqüência de uma sobrecarga de exercícios repetitivos, com a mesma intensidade, no mesmo local, promovendo um desgaste ósseo.

As fraturas por estresse começam como pequeníssimas fraturas - chamadas micrifraturas ou microtraumas. São de difícil visualização, pois não aparecem no raio X convencional. Só são visíveis quando evoluem para fraturas maiores.


O primeiro sinal indicativo é a dor moderada a intensa, dependendo da articulação atingida, mas estas lesões demoram a serem diagnosticadas.

As pessoas que não têm um bom preparo físico e muscular estão mais propensas a terem este tipo de lesão uma vez que não se encontram preparadas a suportar uma solicitação de intensidade continuada sobre as articulações, o melhor exemplo disso são os atletas de fim de semana e os principiantes de academias de ginástica. A maioria deles iniciam atividades desportivas sem orientação adequada e acabam se excedendo com o ritmo de exercícios de outras pessoas.

A primeira atitude a ser tomada é suspender todos os exercícios e treinamentos que estejam sendo realizados pelo atleta.


Normalmente a lesão é descoberta antes da fratura real. A dor da microfratura faz com que pessoa diminua naturalmente a carga de esforços repetitivos, e este é um sinal importante a ser respeitado.

A melhor prevenção é fazer um planejamento completo e individualizado das seções de exercícios e treinamento a serem realizados, intercalando movimentos e grupos musculares diferentes, evitando a sobrecarga e fadiga e sempre observando um período de pausa e descanso ao músculo trabalhado. Para iniciantes nas atividades físicas como jogging, futebol, voleibol, natação e mesmo caminhadas longas, é bom observar a regra do descanso sempre após uma série exaustiva de atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...