sexta-feira, 25 de março de 2011

Época de bacalhau

Hoje iniciamos as dicas de saúde, que serão dadas todas as sextas- feiras aqui em nosso blog, pelos profissionais da Clínica Reacciona!

E para começar, a dica desta sexta é da nutricionista Thais Seabra: os benefícios do bacalhau para a saúde.

Essa época do ano é ideal, principalmente na tradição Católica, para deixar a carne vermelha de lado e aproveitar alimentos como os peixes, e, sem dúvida, o mais procurado é o bacalhau. Usualmente, é consumido após salgado e seco, um processo totalmente natural que garante que todas as propriedades nutricionais do peixe sejam conservadas.

Aproveitando esse momento de aumento no consumo do bacalhau, conheça as propriedades nutricionais:

Saboroso e de fácil digestão, o bacalhau é rico em vitaminas A, E, D e niacina, além de excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo. Além de todas essas vitaminas e minerais o peixe também é excelente fonte de gorduras saudáveis, chamadas de ômega 3 e 6. Esses ácidos graxos são importantes para o equilíbrio do sistema imunológico e para o controle do colesterol e triglicérides sanguíneo. Vale ressaltar que esses tipos de gorduras boas, ômega 3 e 6, estão relacionados com a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias.

O peixe também apresenta excelente perfil protéico, pois contem proteínas de alto valor biológico, e como ele é conservado seco, essa quantidade de proteína é maior do que a quantidade encontrada nos peixes frescos. Apesar do todos esses benefícios seu consumo deve ser moderado pelos indivíduos que apresenta hipertensão arterial, pois o peixe é rico em sódio. Assim, o processo de dessalga precisa ser bem feito, visando à retirada do excesso de sal e a redução da quantidade de sódio do alimento.


Por isso, a nutricionista Thais Seabra, deixa sua dica: “A preparação do bacalhau com azeite de oliva é um prato tradicional da Páscoa, podendo ser considerado ideal, pois o azeite tem função antioxidante, que colabora para a redução do LDL-colesterol e inibe a atuação dos radicais livres circulantes, com o ácido graxo ômega 3 do peixe”.

E para aqueles que não gostam do bacalhau existem outros peixes com características muito próximas a este. Entre eles estão o salmão, o atum, a anchova, a cavala e a sardinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...