sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vaidade ameaçada


Ele é adorado pelas mulheres e algumas delas simplesmente não o dispensam, mas a maioria dos médicos e pesquisadores é unânime em condená-lo como um vilão à saúde dos joelhos. O salto alto causa polêmica e é freqüentemente apontado como causador de lesões no joelho, tendinite e artrite (a inflamação das articulações), entre outros. Salto do tipo agulha, bico fino, escarpin... A lista de calçados que podem trazer problemas para a saúde feminina é grande e mostra que a vaidade pode custar caro.

Os principais sintomas da má escolha do calçado incluem dores, torções e fraturas, além de outros males menores como calosidades e deformidades nos dedos. Estruturalmente, os joelhos de homens e mulheres não apresentam diferenças. Mas, no caso delas, os problemas nos pés são quatro vezes mais freqüentes e a incidência de artrite, duas vezes mais comum a partir dos 65 anos de idade. Além disso, estima-se que mais de 3% da população mundial com idade acima de 55 anos sofra de dores fortes em conseqüência de artrite no joelho. 




Segundo especialistas, as mulheres já têm uma tendência natural a ter joelhos valgos (voltados para dentro, em forma de “x”), o que contribui para a inclinação da patela, um pequeno osso em forma de pirâmide que se articula com o fêmur e protege a articulação do joelho. Associado ao uso de saltos altos, isso favorece o desgaste da patela. Os saltos altos e finos são ainda piores, já que a mulher tem de andar com os joelhos flexionados e se equilibrando, o que exige mais esforço tanto da patela como do fêmur. 

Entre os melhores recursos para a prevenção está optar pelos calçados do tipo anabela, que são mais baixos (com cerca de 4 centímetros). O resultado estético pode não ser o mesmo, mas, em termos de saúde e bem estar, essa mudança vale a pena. Outra boa prática é alongar periodicamente os músculos da coxa e da panturrilha, de modo geral, é possível dizer que, quanto mais altos e finos forem os saltos, mais danos eles causarão à saúde. Como não existe sapato ideal, uma boa saída é optar pelas plataformas. Elas são mais uniformes e por isso distribuem melhor o peso do corpo.

Dica:

Andar com o calçado na loja para verificar se oferece bom equilíbrio. Priorize o conforto que o modelo propicia, e não sua aparência. Opte por modelos com o solado macio. Sapatos com saltos e bicos quadrados proporcionam mais estabilidade e conforto. Guarde os saltos agulha e escarpins para ocasiões especiais. Eles não proporcionam boa estabilidade e facilitam as torções de joelho ou tornozelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...